Tuesday, December 05, 2006

O regicídio

No dia 1 de Fevereiro de 1908 na volta de uma estadia de Vila Viçosa, o D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço. De um só golpe, Costa e Buiça, decepavam a monarquia portuguesa, deixando o trono nas mãos de um inculto D. Manuel, sem capacidade nem margem de manobra para gerir uma situação política explosiva que terminaria com a queda da monarquia e a implantação da República a 5 de Outubro de 1910. A 21 de Maio de 1908, então o rei D. Manuel II, descreveu a forma como viveu este trágico acontecimento, sob o título de "Notas absolutamente íntimas". Desde o dia 1 de Fevereiro de 1908, dia do horroroso atentado no qual perdi violentamente assassinados o meu Pai e o meu Irmão. No dia 1 de Fevereiro quando ai Majestades El-Rei D. Carlos I a Rainha, a senhora Dona Amélia e o Príncipe Real de Vila Viçosa aonde ainda tinha ficado. D. Manuel II chegou uns dias de antecedência por causa dos seus estudos e da preparação para a Escola Naval. Em Lisboa estava uma situação de agitação excepcional. Nesse dia, ou seja o dia 28 de Janeiro houve uma tentativa de revolucionamento a qual não a venceu. Nessa tentativa estava implicada muita gente: foi depois dessa noite de 28, que o Ministro da Justiça Teixeira d'Abreu levou a Vila Viçosa o famoso decreto que foi publicado em 31 de Janeiro. Foi um triste acaso ter assinado nesse dia de aniversário da revolta do Porto.

Recordo-me perfeitamente desta frase que me disse na véspera ou no próprio dia que regressei a Lisboa depois de eu ter estado dois dias em Vila Viçosa. “Só se eu quebrar uma perna é que não volto para Lisboa no dia 1 de Fevereiro. Melhor teria sido que não tivessem voltado porque não tinha eu perdido dois entes tão queridos e não me achava hoje Rei! Enfim, seja feita a Vossa vontade Meu Deus!”

3 Comments:

Anonymous Ruteh said...

eheh n sei qm fez este trabalho mas sei q alguns textos sãp copy paste pq eu tb d os copiar po trabalho q estou a acabar de fazer agr!!! x'D

12:09 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Noobs de merda

6:00 AM

 
Blogger Unknown said...

"inculto" D. Manuel? devias ter mais respeito, nem que seja por ter sido um cidadão português que certamente não fazia copy paste como fizetse neste "trabalho"...

4:28 PM

 

Post a Comment

<< Home