Tuesday, December 05, 2006

O Ultimato

D. Carlos foi um dos reis da quarta dinastia e o 13° rei de Portugal, filho primogénito do rei D. Luís I e da rainha D. Maria Pia, nasceu em Lisboa em 28 de Setembro de1863.

Em 1886, casa-se com Maria Amélia de Orleães. Em 1888, publica A Defesa do Porto de Lisboa e a Nossa Marinha de Guerra.

Quando subiu ao trono em 1889, o país atravessava uma grave crise económica.

Para complicar a situação, em Janeiro de 1890 os portugueses sofreram uma afronta: o "Ultimato Inglês", no qual a Inglaterra exigia que o governo português mandasse retirar os exércitos que se encontravam entre as colónias de Angola e Moçambique, ou declararia guerra ao país.

O governo cedeu e os portugueses sentiram-se humilhados e atribuíram as culpas à insuficiência política do rei. Os republicanos aproveitaram esta oportunidade para reforçar a ideia de que a monarquia devia ser derrubada. Houve em todo o país muitas manifestações contra o Ultimato e os jornais encheram-se de artigos violentos contra a Inglaterra, contra o rei e contra a monarquia. Foi nessa época que apareceu um hino militar "A Portuguesa", hoje, hino nacional.

Esta história termina em Lisboa, no dia 01 de Fevereiro de 1908, onde num atentado contra a monarquia, D. Carlos I cai assassinado, juntamente com o seu sucessor, o infante D. Luís, restando como descendente seu segundo filho que seria o último rei de Portugal: D. Manuel II.

D. Carlos foi um grande Rei, reformador, poeta, pintor, desenhista, músico, cientista, histologista. Teve de ser morto pelos anarquistas mesmo, porque de outra forma nunca se faria a República tão cedo, pois ele era muito amado pelo povo, tanto de Portugal como do Brasil, onde abriu os Portos à navegação Atlântica.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parece tar muito complitu, emborO ter umna xoneca bona, tem de tsr mox pirilau. ovbrigdxi

11:45 AM

 
Anonymous Anonymous said...

devia de ter imagens...

8:41 AM

 
Anonymous Anonymous said...

ta um saco isso!!

12:21 PM

 
Anonymous Anonymous said...

grande txto quando acabei de o lerquase que estava a dormir
:D

1:37 PM

 
Anonymous Anonymous said...

, afê ODEIO historia

9:55 AM

 
Anonymous Anonymous said...

acho interessante...ainda bem que foi morto

4:46 AM

 
Anonymous Anonymous said...

pó caralho

5:59 AM

 

Post a Comment

<< Home