Tuesday, December 05, 2006

Os dias 2 a 5 de Outubro

No dia 2 de Outubro Cândido dos Reis reúne-se com Oficiais Republicanos, com a Alta Venda Carbonária e com o directório do PRP ficando marcada a Revolução para a noite seguinte. Horas depois houve uma nova reunião para acertar os detalhes do plano de Sá Cardoso e Hélder Ribeiro que tinha em conta a acção militar e a acção civil dos carbonários. Entre os monárquicos a preocupação crescia e Teixeira de Sousa foi avisado de que algo podia acontecer. Fizeram a cerca de prevenção. Nessa noite o Rei jantava com Hermes de Sousa que era o Presidente da República Brasileira. Este jantar foi abreviado devido ao aviso de Teixeira de Sousa.

A Revolução para a 01:00 da manhã, Machado dos Santos dirigiu-se a Infantaria 16 para tomar o Quartel, mas este já estava tomado pelos soldados com a morte de 2 soldados oficiais.

Os seus homens dirigiram-se a 1 Artilharia, onde esperavam encontrar o mesmo, mas era diferente. A entrada não estava aberta como se tinha combinado, mas Afonso Pala estava lá dentro e tinha organizado os revolucionários. O portão foi arrombado e Sá Cardoso assumiu o comando formando duas colunas. De acordo com o plano, os alvos eram o Quartel-general e o Palácio das Necessidades. Uma das colunas tem um confronto com a Guarda Municipal, na Rua Ferreira Borges. Teve de voltar para trás e encontrou-se com a coluna de Afonso Pala. Capturaram os navios "Adamastor" e "S. Rafael". O Comando não atacou os revoltados.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

um texto muito bom e ajudoume a estudar

1:55 PM

 
Anonymous Anonymous said...

a mim n esta uma merda

6:01 AM

 
Anonymous Anonymous said...

oh caralho isto e uma merda

10:52 AM

 

Post a Comment

<< Home